Ainda nessa vibe “singers gospel’s” a Vitrolinha do Tio Fred ligou um som “amazing” de uma banda que deixou sua marca registrada na história da música.
Mas o que eu acreditava era que a Creed era uma banda voltada para o público gospel, MAAAASSSSSSS na verdade não é nada disso.
Com mensagens com forte conteúdo espiritual em suas músicas, a “What’s This Life For” é um exemplo, foi composta depois que um amigo de Scott, Mark, cometeu suicídio e “My Own Prision foi criada cinco horas da manhã depois de uma noite mal dormida.
A respeito da religiosidade das suas composições, Stapp declarou que as pessoas confundem as coisas, achando que a Creed é uma banda religiosa, mas de fato, eles não são. As canções descreviam apenas situações momentâneas passadas pelos integrantes.
Essa galera resolveu colocar os pés na estrada depois de um tempo tocando em bares da cidade de Tallahassee, na Florida. Os caras da CREED se lançaram no mercado em 1995, mas desde 1993 eles já estavam em atividade.
Creed formação em 2012
My Own Prison foi o primeiro trabalho lançado em 1997. Mesmo sendo patrocinado pelos próprios integrantes da banda e do pai do baixista Brian Marshall, ao todo foram investidos 6000 dólares para a gravação do primeiro álbum.
Graças a essa ousadia da Creed, eles conseguiram um contrato com uma gravadora. Já que em menos de uma semana o álbum independente vendeu cerca de 5000 cópias. A gravadora Wind-Up Records ficou impressionada e relançou o CD, agora reconstruído digitalmente. Em uma turnê norte-americana a banda emplacou em primeiro lugar as músicas "Torn", "My Own Prison", "What's This Life For" e "One".
O segundo álbum Human Clay saiu em 1999 e rapidamente ocupou a posição de primeiro lugar no Top 100, já vendeu 11,563,000 milhões de cópias nos EUA, certificado 6x Platina no Canadá, 5x na Austrália e 7x na Nova Zelândia, entre outros, tendo uma tiragem de aproximadamente 15 milhões de cópias no mundo.
O quarto single "With Arms Wide Open" ganhou um Grammy por "Melhor Canção de Rock", sendo a quarta melhor balada de todos tempos segundo eleição da VH1.
O álbum tem três vídeos lançados dele: "Higher", "What If," e "With Arms Wide Open", o último dos quais foi votado o 92º melhor videoclipe de todos os tempos pela VH1, que também listou "Higher" como uma das melhores canções de hard rock de todos os tempos. Para muitos fãs, este é o melhor álbum lançado pela banda, devido aos arranjos musicais muito bem preparados, como na música "Say I".
Mark Tremonti - guitarra (1993–2004; 2009–2012
Em Human Clay, a banda tenta explorar territórios musicais desconhecidos, como nas faixas "Are You Ready" e em "Wash Away Those Years". Em "What If" fez parte da trilha de Scream (Panico 3) um grande sucesso do filme de Wes Craven um produtor de filmes de terror, o vocalista Scott Stapp, fica feroz cantando diretamente para aquelas pessoas, que segundo ele, 'o julgaram mal durante anos'. "Inside Us All" é a faixa do álbum que mais se parece com o tema abordado em "My Own Prison", trazendo um pouco de melancolia, mas deixando sua mensagem de esperança e fé que as coisas melhorariam, esta canção fez parte da trilha sonora da novela teen Malhação da rede Globo.
Scott Stapp - vocal (1993–2004; 2009–2012)
Depois de um álbum de sucesso, é sempre difícil lançar o próximo. Em 2001, o Creed mostrou que seu sucesso não era repentino e trouxe o maravilhoso "Weathered". A banda considera este, o seu melhor álbum. Não é difícil entender o porquê, já que ele contém o maior clássico da banda. "My Sacrifice", seu principal hit, ainda hoje é tocada nas rádios de todo o mundo.
O último álbum do Creed, "Full Circle" foi lançado no ano de 2009. Apesar de ter feito sucesso, nem se aproxima do disco anterior.
Após quase um ano sem trabalhar, a banda anunciou, em junho de 2004, que estariam encerrando suas atividades formalmente. Tremonti citou tensões entre Stapp e o resto do grupo como a razão da separação. Ele afirmou que graças a essa tensão dos integrantes com Stapp, já não dava mais para rolar o fluxo criativo. Stapp seguiu então carreira solo. Em 22 de novembro de 2004, a Wind-up Records lançou um álbum de Greatest Hits, que se tornou um sucesso comercial. o álbum vendeu só no Brasil 500 mil cópias, neste álbum é mostrada a evolução na trajetória musical do Creed e nele estão os maiores sucessos da banda, consagrando a Creed como uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, tendo um sucesso comercial estrondoso. Durante a pausa, Mark Tremonti e Scott Phillips juntaram-se ao baixista Brian Marshall e ao vocalista Myles Kennedy (ex-Mayfield Four) e formaram o Alter Bridge.
Brian Marshall - baixo (1993–2000; 2009–2012
Após um período de quase 6 anos, a banda anuncia sua volta e o lançamento do seu 4º álbum de estúdio, que prometeu ser melhor que os três anteriores. Seu primeiro single "Overcome", que foi oficialmente liberado digitalmente no dia 25 de agosto de 2009, mostra o verdadeiro amadurecimento dos caras ao longo deste tempo, e estreia bem nas paradas americanas.
O novo álbum Full Circle teve lançamento mundial no dia 26 de outubro de 2009, pela Wind Up e EMI Music e tem 12 músicas no total. Na primeira semana o grupo vendeu 110.000 e chegou a 300.000 cópias em apenas 1 semana, ficou em 2º lugar na Billboard 200 no topo e em 2º lugar como melhor disco de rock, só atrás de This is it, o último cd de Michael Jackson, que ficou em 1º com 373.000, como todos já previam. Creed foi vencedor de um quadro com disco de ouro duplo e um disco de platina. Tendo vendido até julho de 2011, 500.000 cópias pelo mundo. Após 10 dias do lançamento do CD, gravaram o seu primeiro DVD ao vivo no estádio do texas, foi transmitido ao vivo na Internet em alta definição pela produtora Rockpit, que já trabalhou com grandes artistas como Metallica e Nickelback. Scott Stapp fala que ficou tão empolgado quanto os fãs, disse que nunca viu um público tão grande. Queríamos fazer o que nunca fizemos e conseguimos, ensaiamos um mês e ao mesmo tempo gravamos o CD. "Isso foi grande desafio, mas valeu a pena" - disse Stapp.
Creed Live foi filmado com 239 câmeras de alta definição para um estádio lotado. Bateu recordes e o DVD foi premiado com 4 citações no Guinness Book of World Records, entre elas, "o maior números de câmeras para filmar um concerto". Gravado em 25 de setembro de 2009, no Pavilhão Cynthia Woods Mitchell, em Houston, Texas, milhões de pessoas assistiram à gravação do DVD, já que o mesmo foi transmitido ao vivo em HD pela internet. Foram gravados os maiores sucessos do Creed como "Higher" e "My Sacrifice" One Last Breath e With Arms Wide Open, depois de quase uma década longe dos palcos, sendo essa umas das melhores apresentações da banda, o que fez com que o DVD vendesse mais de 300 mil cópias.
Após retornar para vários shows entre 2009 e 2012, além de rumores de um novo álbum, a banda anunciou que entraria em novo hiatus e afirmaram que não sabiam qual seria o passo seguinte.
Lançado em novembro de 2015, a compilação de álbuns mais recente do Creed traz além de versões acústicas de clássicos, covers da banda The Doors e 3 músicas inéditas "Blistered", "More Than This" e "Why". Também estão presentes músicas pouco divulgadas. Acredita-se que ainda não há expectativa de retorno da banda que marcou o cenário do Post-Grunge. Esperamos que eles retornem!!!!!!
Última formação
Scott Stapp - vocal (1993–2004; 2009–2012)
Mark Tremonti - guitarra (1993–2004; 2009–2012)
Scott Phillips - bateria, teclado (1993–2004; 2009–2012)
Brian Marshall - baixo (1993–2000; 2009–2012)
Músicos antigos
Brian Brasher – guitarra base (1993–1995)
Músicos de turnê
Brett Hestla – baixo, backing vocals (2002-2004 - após a saída de Marshall, tocou apenas na turnê e não participou de gravações)
Eric Friedman - guitarrista (2009–2012)
E você, quer ouvir o que?
Nenhum comentário:
Postar um comentário