"Imitation of Life" é o primeiro single da banda R.E.M., composta para o 12º álbum de estúdio Reveal. A música ficou em 83º lugar no Top 100 dos Estados Unidos e em 22º lugar no U.S. Billboard Modern Rock Tracks. Ficou em sexto lugar nas paradas do Reino Unido e chegou a ficar em primeiro lugar nas paradas do Japão.
Os integrantes da banda R.E.M, Bill Berry, Peter Buck, Mike Mills e Michael Stipe fizeram seu primeiro show em 5 de abril de 1980, na festa de aniversário de uma amiga em uma igreja abandonada em Athens, na Geórgia. Daquele ponto em diante até 2011, quando decidiram encerrar, a banda lançou quinze álbuns, excursionou pelo mundo, ganhou vários Grammys, foi incluída no Hall da Fama do Rock and Roll e deixou um legado duradouro de grandes canções que definiu uma época.
Formação original da R.E.M Bill Berry, Peter Buck, Mike Mills e Michael Stipe (foto acima retirada do site oficial da banda www.remhq.com)
A banda se separou oficialmente em 21 de setembro de 2011. Foi uma postagem de um pequeno texto no site oficial que levou a mensagem de despedida aos milhares de fãs:
"Aos nossos fãs e amigos: como R.E.M., e como grandes amigos e colaboradores, decidimos nos separar como banda. Nós nos despedimos com um grande sentimento de gratidão, completude e orgulho de tudo que conquistamos. A qualquer pessoa que se sentiu tocada pela nossa música, nossos maiores agradecimentos por ouvir".
O R.E.M foi uma das primeiras bandas de rock alternativo, com um estilo de guitarra com arpejo, uma qualidade vocal caracteristica de Stipe e letras obscuras, linhas de baixo melódicas e backing vocals de Mills.
Seu primeiro single - " Radio Free Europe " - foi lançado em 1981, na gravadora independente Hib-Tone. O single foi seguido pelo EP Chronic Town em 1982, o primeiro lançamento da banda pela IRS Records . Em 1983, o grupo lançou seu álbum de estréia aclamado pela crítica, Murmur , e construiu sua reputação nos próximos anos através de lançamentos subsequentes, turnês constantes e o apoio da rádio universitária . Após anos de sucesso underground, o REM alcançou um grande sucesso em 1987 com o single " The One I Love ". O grupo assinou com a Warner Bros Records em 1988, e começou a defender preocupações políticas e ambientais ao jogar grandes arenas em todo o mundo.
No início dos anos 90, quando o rock alternativo começou a experimentar um amplo sucesso mainstream, o REM foi reconhecido pelo público como um pioneiro do gênero. A banda então lançou seus dois álbuns mais bem sucedidos comercialmente, Out of Time (1991) e Automatic for the People (1992), diferente do genero musical apresentado anteriormente pela banda e a catapultaram para a fama internacional. O lançamento do REM, em 1994, Monster , foi um retorno a um som mais voltado para o rock, mas ainda continuou sua sequência de sucesso. A banda começou sua primeira turnê em seis anos para apoiar o álbum; a turnê foi marcada por emergências médicas sofridas por três dos membros da banda.
Em 1996, o REM re-assinou com a Warner Bros. por um valor de US $ 80 milhões, na época o contrato de gravação mais caro da história. Seu lançamento em 1996, New Adventures in Hi-Fi , embora aclamado pela crítica, se saiu pior comercialmente do que seus antecessores. No ano seguinte, Bill Berry deixou a banda, enquanto Stipe, Buck e Mills continuaram o grupo como um trio. Através de algumas mudanças no estilo musical, a banda continuou sua carreira na próxima década com um sucesso crítico e comercial, apesar de ter vendido mais de 85 milhões de álbuns em todo o mundo e se tornado um dos artistas de música mais vendidos de todos os tempos. Em 2007, a banda foi introduzida no Hall da Fama do Rock and Roll, em seu primeiro ano de elegibilidade. O REM se separou amigavelmente em setembro de 2011, anunciando a divisão em seu site.
Com certeza um trabalho incrível que ficará registrada na história da música americana e registrada na memória do público mundial!!!!!!!
E você, quer ouvir o que?