ele entrou para a Marillion em 1982 ocupando o lugar de baixista, mas, também, fez participações ocasionais como vocalista e guitarrista acústico.
Pete Trewavas, no palco no festival de 2009 em Montreal.
Trewavas passou grande parte da sua infância na cidade de Aylesbury, em Buckinghamshire. Foram varias bandas até o seu maior sucesso com The Metros, antes de assumir seu papel de longo prazo em Marillion.
Trewavas ainda é membro pleno do Marillion, mas segue em varios projetos paralelos, como por exemplo, as bandas Transatlantic, Kino e a dupla Edison's Children formada por ele, Trewavas, e seu amigo Eric Blackwood.
Easter aborda a guerra civil da Irlanda do Norte, essa foi uma das canções compostas após a saída de Fish dos vocais.
Marillion foi formada em 1979, são os expoentes mais populares do sub-gênero conhecido como neo-progressivo. A banda foi batizada com o nome Silmarillion, inspirada no livro de mesmo nome de John Ronald Reuel Tolkien. Depois de uma alta rotatividade de integrantes nos primeiros anos, Steve Rothery foi o único membro original a permanecer. O nome do grupo foi encurtado depois de uma ameaça de processo feita pela família de Tolkien em 1980. O grupo lançou o primeiro compacto em 82, mesmo ano de entrada de Peter Trewava, o nome do álbum MARKET SQUARE HEROES. Depois dos sucesso alcançado, eles lançam seu primeiro álbum em 1983. até os dias de hoje, já emplacaram 23 hits no UK Singles Chart e, até o ano 2000, já haviam vendido cerca de 14 milhões de álbuns em todo o mundo, tendo ainda feito turnês em vários países e continentes, como América, Europa e Japão.
Trewavas em turnê com a Transatlantic (2010)
A formação atual do Marillion conta com Steve Hogarth (vulgo "H") - vocal, Steve Rothery - guitarra e violão, Pete Trewavas - contrabaixo e vocal de apoio, Mark Kelly - teclados, e Ian Mosley - bateria.
Passaram pela formação do Marillion o vocalista Fish de 1982 até 1988 e Mick Pointer na bateria de 1982 até 1983.
Vários álbuns do Marillion contêm referências ao Pink Floyd. Uma delas está na ilustração do álbum Fugazi, que mostra um quarto desarrumado. No assoalho do cômodo é possível ver a capa do álbum A Saucerful of Secrets. Outra pista deixada por Fish no álbum Misplaced Childhood é a canção White Feather. Fish canta ...divided we stand, together we rise, o que é uma distorção de together we stand, divided we fall, o último verso de Hey You do álbum The Wall. No Boxset Wish You Were Here, o título e a capa fazem referência ao álbum de mesmo nome da banda. No vídeo para a música "The Great Escape", aproximadamente na marca dos 4 minutos, um personagem encontra um cartão postal e o vira, atrás dele pode-se ler: "wish you were here!" (queria que você estivesse aqui!). Apesar de essa ser uma mensagem comum usada em cartões-postais como forma de expressar saudade, com base nas referências anteriores pode-se considerar uma provável citação à banda Pink Floyd, e novamente ao álbum Wish You Were Here.
A banda entrou no Guinness World Records em 2003, através do lançamento do DVD Before First Light, que foi reconhecido como o mais rápido da história: o registro foi concluído pouco mais de 60 horas depois do término do show, que contou com uma performance na íntegra do álbum Afraid of Sunlight.
Misplaced Childhood é o terceiro álbum de estúdio do Marillion. O álbum foi lançado em 1985 e foi o maior sucesso comercial da banda, alcançando a primeira posição na lista dos álbuns mais vendidos do Reino Unido em 29 de Junho de 1985.
O álbum trazia o single de maior sucesso da banda, "Kayleigh", que alcançou a segunda posição na lista de mais ouvidas do Reino Unido e foi um sucesso mundial. O nome da música foi concebido por Fish disfarçando ligeiramente o nome de uma antiga namorada, "Kay Lee" (sendo "Lee" o nome do meio), sobre quem a música falava. Misplaced Childhood foi o primeiro álbum conceptual da banda, consistindo em duas peças contínuas, uma em cada lado do vinil.
Foi considerado pela critica, pelos fãs e pelo próprio Hogarth como o álbum mais comercial de toda a discografia do Marillion.
A banda já coverizou diversos artistas, como The Beatles, Radiohead, REM, Pink Floyd, Led Zeppelin, Focus, Rare Bird, etc. De fato, uma noite inteira da série de shows Marillion Weekend de 2007 foi dedicada exclusivamente a coveres.
Lavender foi lançada no mesmo albúm de Kayleigh, Misplaced Childhood em 1985, não alcançou tanto sucesso quanto Kayleigh, mas é, com certeza, uma bela canção.