segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

MARILLION, Peter Trewavas completa 59 anos!

Peter Trewavas nasceu em 15 de janeiro de 1959 em Middlesbrough, norte de Yorkshire, na Inglaterra.
ele entrou para a Marillion em 1982 ocupando o lugar de baixista, mas, também, fez participações ocasionais como vocalista e guitarrista acústico.
    Pete Trewavas, no palco no festival de 2009 em Montreal.

Trewavas passou grande parte da sua infância na cidade de Aylesbury, em Buckinghamshire. Foram varias bandas até o seu maior sucesso com The Metros, antes de assumir seu papel de longo prazo em Marillion.
Trewavas ainda é membro pleno do Marillion, mas segue em varios projetos paralelos, como por exemplo, as bandas Transatlantic, Kino e a dupla Edison's Children formada por ele, Trewavas, e seu amigo Eric Blackwood.

Easter aborda a guerra civil da Irlanda do Norte, essa foi uma das canções compostas após a saída de Fish dos vocais.


Marillion foi formada em 1979, são os expoentes mais populares do sub-gênero conhecido como neo-progressivo. A banda foi batizada com o nome Silmarillion, inspirada no livro de mesmo nome de John Ronald Reuel Tolkien. Depois de uma alta rotatividade de integrantes nos primeiros anos, Steve Rothery foi o único membro original a permanecer. O nome do grupo foi encurtado depois de uma ameaça de processo feita pela família de Tolkien em 1980. O grupo lançou o primeiro compacto em 82, mesmo ano de entrada de Peter Trewava, o nome do álbum MARKET SQUARE HEROES. Depois dos sucesso alcançado, eles lançam seu primeiro álbum em 1983. até os dias de hoje, já emplacaram 23 hits no UK Singles Chart e, até o ano 2000, já haviam vendido cerca de 14 milhões de álbuns em todo o mundo, tendo ainda feito turnês em vários países e continentes, como América, Europa e Japão.

    Trewavas em turnê com a Transatlantic (2010)

A formação atual do Marillion conta com Steve Hogarth (vulgo "H") - vocal, Steve Rothery - guitarra e violão, Pete Trewavas - contrabaixo e vocal de apoio, Mark Kelly - teclados, e Ian Mosley - bateria.
Passaram pela formação do Marillion o vocalista Fish de 1982 até 1988 e Mick Pointer na bateria de 1982 até 1983.

                                          Neverland (Out of Season 2009) essa música foi lançada no décimo terceiro álbum do Marillion que apresenta diversos estilos, indo do pop-rock ao tradicional rock progressivo. Foi recebido pela critica como o seu melhor álbum desde AFRAID OF SUNLIGHT.

Vários álbuns do Marillion contêm referências ao Pink Floyd. Uma delas está na ilustração do álbum Fugazi, que mostra um quarto desarrumado. No assoalho do cômodo é possível ver a capa do álbum A Saucerful of Secrets. Outra pista deixada por Fish no álbum Misplaced Childhood é a canção White Feather. Fish canta ...divided we stand, together we rise, o que é uma distorção de together we stand, divided we fall, o último verso de Hey You do álbum The Wall. No Boxset Wish You Were Here, o título e a capa fazem referência ao álbum de mesmo nome da banda. No vídeo para a música "The Great Escape", aproximadamente na marca dos 4 minutos, um personagem encontra um cartão postal e o vira, atrás dele pode-se ler: "wish you were here!" (queria que você estivesse aqui!). Apesar de essa ser uma mensagem comum usada em cartões-postais como forma de expressar saudade, com base nas referências anteriores pode-se considerar uma provável citação à banda Pink Floyd, e novamente ao álbum Wish You Were Here.

                                          Apesar de ter lançado um single de bastante sucesso pelo mundo ("Beautiful") e de ter sido quase tão aclamado pela crítica quanto o álbum anterior, Afraid of Sunlight novamente foi uma decepção em termos de público, atingindo apenas o Top 20 da venda de álbuns no Reino Unido.

A banda entrou no Guinness World Records em 2003, através do lançamento do DVD Before First Light, que foi reconhecido como o mais rápido da história: o registro foi concluído pouco mais de 60 horas depois do término do show, que contou com uma performance na íntegra do álbum Afraid of Sunlight.

Misplaced Childhood é o terceiro álbum de estúdio do Marillion. O álbum foi lançado em 1985 e foi o maior sucesso comercial da banda, alcançando a primeira posição na lista dos álbuns mais vendidos do Reino Unido em 29 de Junho de 1985.

O álbum trazia o single de maior sucesso da banda, "Kayleigh", que alcançou a segunda posição na lista de mais ouvidas do Reino Unido e foi um sucesso mundial. O nome da música foi concebido por Fish disfarçando ligeiramente o nome de uma antiga namorada, "Kay Lee" (sendo "Lee" o nome do meio), sobre quem a música falava. Misplaced Childhood foi o primeiro álbum conceptual da banda, consistindo em duas peças contínuas, uma em cada lado do vinil.

                                          No One Can, faz parte do sexto álbum de estúdio do Marillion, a música foi lançada em 1991 e o álbum foi o primeiro totalmente elaborado pelo novo vocalista Steve Hogarth.
Foi considerado pela critica, pelos fãs e pelo próprio Hogarth como o álbum mais comercial de toda a discografia do Marillion.

A banda já coverizou diversos artistas, como The Beatles, Radiohead, REM, Pink Floyd, Led Zeppelin, Focus, Rare Bird, etc. De fato, uma noite inteira da série de shows Marillion Weekend de 2007 foi dedicada exclusivamente a coveres.

Lavender foi lançada no mesmo albúm de Kayleigh, Misplaced Childhood em 1985, não alcançou tanto sucesso quanto Kayleigh, mas é, com certeza, uma bela canção.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

HAPPY BIRTHDAY ELVIS PRESLEY

Hoje é um dia aclamado pelos fãs do mundialmente denominado REI DO ROCK.
Evis Presley faria 83 anos hoje.

                              Elvis Presley 1970

Elvis Aaron Presley nasceu em Tupelo, Mississippi em 8 de janeiro de 1935, foi cantor, músico e ator norte-americano, conhecido como Elvis The Pelvis pela forma extravagante e ousada como dançava e se mexia na década de 50. Ele, também, foi um dos pioneiros do rock and roll. Uma de suas maiores virtudes era sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para cantor popular.

Elvis começou sua carreira em 1954 na lendária gravadora Sun Records e era acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore, pelo baixista Bill Black e pelo baterista D.J Fontana, Presley foi um dos responsáveis pela criação e popularização do rockabilly, uma fusão de música country e R&B.

                  Elvis Presley 1954

Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX. Entre seus sucessos musicais podemos destacar "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Love Me Tender", "All Shook up", "Teddy Bear", "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never", "Can't Help Falling In Love", "Surrender", "Crying In The Chapel", "Mystery Train", "In The Ghetto", "Suspicious Minds", "Don't Cry Daddy", "The Wonder Of You", "An American Trilogy", "Burning Love", "My Way", "My Boy" e "Moody Blue". Na Europa, canções como "Wooden Heart", "You Don't Have To Say You Love Me", "My Boy" e "Moody Blue" fizeram sucesso. Particularmente no Brasil, foram bem-sucedidas as canções "Kiss Me Quick", "Bossa Nova Baby", "It's Now or Never" e "Bridge Over Troubled Water".



Em 1956, Elvis tornou-se uma sensação internacional. Com um som e estilo que, uníssonos, sintetizavam suas diversas influências, ameaçavam a sociedade conservadora e repressiva da época e desafiavam os preconceitos múltiplos daqueles idos, Elvis fundou uma nova era e estética em música e cultura populares, consideradas, hoje, "cults" e primordiais, mundialmente. Suas canções e álbuns transformam-se em enormes sucessos e alavancaram vendas recordes em todo o mundo. Elvis tornou-se o primeiro "mega star" da música popular, inclusive em termos de marketing. Muitos postulam que essa revolução chamada rock, da qual Elvis foi emblemático, teria sido a última grande revolução cultural do século XX; já que, as bandas, cantores e compositores que surgiram nas décadas seguintes - e fizeram muito sucesso, foram influenciados, de alguma maneira, direta ou indiretamente por Elvis, o que pode ser considerado verdade.



No período de 1960 até 1965, os seus filmes foram um dos grandes sucessos de público no mundo inteiro. Alguns críticos mais generosos, ainda que implacáveis acerca da qualidade duvidosa das películas, clamavam por melhores oportunidades e personagens para Elvis Presley que, entretanto, envolvido em uma ciranda mercadológica, não se dispunha a aprender o ofício e frequentar Escolas de Artes Cênicas confiáveis, para aprimorar-se no ofício - a exemplo de Marlon Brando, e muitos outros. Ainda assim, sua versatilidade esteve presente e vários gêneros foram visitados, sendo elogiado por algumas de suas performances, mesmo os roteiros não sendo avaliados como satisfatórios, ou seja, ele fazia a sua parte com méritos, mesmo não possuindo material de qualidade - entre os gêneros apresentados em seus filmes podem ser destacados, "musical", "faroeste", "drama" e "comédia" - os maiores e melhores destaques nesse período foram, Flaming Star (1960), Wild In The Country (1961), Follow That Dream (1962), Kid Galahad (1962), Fun in Acapulco (1963), Viva Las Vegas (1964), Roustabout (1964). A partir de 65, seus filmes e trilhas-sonoras perderam qualidade drasticamente, configurando período de grande alienação e tédio pessoal para o artista. Durante as filmagens de "Viva Las Vegas", em 1963, os protagonistas, Elvis e Ann-Margret, sueca de beleza estonteante, apaixonaram-se intensamente; o que legou bons resultados ao produto final. E muita especulação na mídia. O filme "Viva Las Vegas" é considerado um de seus melhores momentos no cinema, sendo muito elogiado até os dias atuais



No dia 27 de agosto de 1965, Elvis e a banda inglesa The Beatles encontraram-se no âmbito doméstico, sem evidências, até agora, de qualquer produto áudio/visual relevante. A única imagem alusiva ao encontro de Elvis e Beatles é uma foto em que John Lennon aparece saindo da casa de Elvis. No documentário The Beatles Anthology, de 1996, os ex-beatles Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr confirmaram jamais terem tocado com Elvis, e que somente John Lennon o fizera. No mesmo documentário, Ringo, para os biógrafos confiáveis, a grande estrela da noite em simpatia e camaradagem geral, comentou ter jogado futebol com Elvis.



Na noite de 15 de agosto de 1977 Elvis vai ao dentista por volta das 11 horas da noite, algo muito comum para ele. De madrugada ele volta a Graceland, joga um pouco de tênis e toca algumas canções ao piano, indo dormir por volta das 4 ou 5 da madrugada do dia 16 de agosto. Por volta das 10 horas Elvis teria se levantado para ler no banheiro. O que aconteceu desse ponto até por volta das duas horas da tarde é um mistério. O desenlace ocorreu, possivelmente, no final da manhã, no banheiro de sua suíte, na mansão Graceland, na cidade de Memphis, no Tennessee. Os fatores predisponentes sistêmicos, os hábitos cotidianos e as circunstâncias que culminaram com a morte de Elvis Presley são dos pontos mais polêmicos e controvertidos entre seus biógrafos e fãs. Elvis só foi encontrado morto no horário das duas horas da tarde por sua namorada na época, Ginger Alden. Logo após, o seu corpo é levado ao hospital "Memorial Batista" e sua morte confirmada.



A morte de Elvis Aaron Presley no dia de 16 de agosto de 1977, causada por colapso fulminante associado a disfunção cardíaca, surpreendeu o mundo, provocando comoção. Os fãs se aglomeraram em maior número em frente a mansão. As linhas telefônicas de Memphis estavam tão congestionadas que a companhia telefônica pediu aos residentes para não usarem o telefone a não ser em caso de emergência. As floriculturas venderam todas as flores em estoque. O velório aconteceu no dia 17. Alguns dos milhares de fãs puderam ver o caixão por aproximadamente 4 horas.

Por volta das 3 da tarde do dia 18 de agosto a cerimônia para familiares e amigos foi realizada, com canções gospel sendo cantadas pelos "Stamps" (Grupo vocal gospel) e por Kathy Westmoreland (cantora), que fizeram parte do grupo musical de Elvis na década de 1970. Após a cerimônia todos foram levados até o cemitério em limusines, e logo em seguida o corpo de Elvis é enterrado.

Dois meses após a morte do Rei do Rock, seu corpo e de sua falecida mãe foram retirados da cripta do Cemitério de Forest Hill, em Memphis e levados para um túmulo novo, dentro dos limites da residência de Graceland.

Outras versões de sucesso de "Always on My Mind" foram lançadas pelo cantor americano Willie Nelson e a dupla britânica Pet Shop Boys. A dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano lançou uma versão em português, intitulada "Eu Só Penso em Você", com a participação de Willie Nelson. "Eu Só Penso em Você" foi o terceiro single do álbum de nome honônimo de 1993. A canção marcou a história da dupla brasileira, pois "Eu Só Penso em Você" constituiu a primeira parceria entre eles e um astro internacional.


Após sua morte, novos sucessos advieram, como "Way Down" (logo após seu falecimento), "Always On My Mind", "Guitar Man", "A Little Less Conversation" e "Rubberneckin". Quarenta anos após sua morte, Presley ainda é um dos artistas com maior número de "hits" nas paradas mundiais, sendo também um dos artistas solo recordistas em vendas de discos, com 1 bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo.




Novo Hit O Cais é lançado em 2019!!!!

Em meados aos anos 2000 bandas se destacaram no universo happy rock, com roupas coloridas e penteados exóticos foi uma reação à onda do es...